O Cristal Encantado: A Era da Resistência | Temporada 1

Por - novembro 13, 2020

Contém spoiler.

Um jovem guerreiro de Thra, descobre de forma terrível a verdadeira face dos Senhores Skeksis, que controlam o planeta e o mágico e poderoso Cristal da Verdade. O Cristal Encantado: A Era da Resistência revela acontecimentos anteriores aos do filme de 1982, agora com uma nova roupagem e tecnologia os bonecos animatrônicos de Jim Henson retornam para explorar ainda mais esse mundo fantasioso de Thra. 

“Outro mundo. Outro tempo. Outra era. Thra, um maravilhoso planeta girando em torno de três Sóis. E em seu centro, O Cristal da Verdade, o coração de Thra e a fonte de toda a vida. Desde os primórdios da terra, Aughra protegeu o cristal, pois ela sabia que o cristal conectava todas as criaturas de Thra. Mas as mais próximas de seu coração, estavam os Gelflings. Sete clãs de Gelflings chamavam Thra de lar. Dos orgulhosos Vapras, na cidade montanhosa de Ha’rar, os mais cultos dos Gelflings que governavam todos os sete clãs, aos valentes de Stonewoods, que moravam na Floresta Sem Fim, reconhecidos por suas proezas em batalha. E os gentis Grottans, que viviam no subsolo em perfeita harmonia com toda Thra, esquecidos pelo mundo na superfície. Por incontáveis milênios, Thra existiu em perfeito equilíbrio. Até que novos seres chegaram, que não eram de Thra. Os Skeksis. Eles enfeitiçaram Aughra com histórias sobre o universo e construíram um planetário para que ela pudesse descobrir os mistérios do cosmos por si só. Então, Aughra começou a olhar as estrelas e confiou o Cristal da Verdade aos Skeksis.  

Quase mil trine se passaram desde que os Skeksis se declaram Senhores de Thra. Agora, mais uma vez, os Skeksis se reúnem em segredo durante o amanhecer de outro dia, para roubar a vida do Cristal que eles juraram proteger. Deste modo, eles podem se reenergizar. Enganar a morte ao se aproveitarem do poder do seu tesouro. Seu prêmio. Seu prisioneiro. O Cristal Encantado.”

A história começa quando os Skeksis percebem que já sugaram todo o poder do Cristal e ele não fornece mais a energia que eles precisam. Com medo da sobrevivência dos Skeksis estar em perigo o Imperador (Jason Isaacs - Guilherme Lopes) ordena que o Cientista (Mark Hamill - Armando Tiraboschi)  ache uma solução. “Não construí um império para vê-lo virar pó.

Para os Gelflings tudo parecia perfeito no mundo de Thra até que o corajoso e destemido Rian (Taron Egerton - Robson Kumode) assiste os Senhores Skeksis sugarem a vida de sua namorada Mira. Acontece que nas pesquisas que o Cientista fez para solucionar o problema do Cristal ele acabou descobrindo que a essência dos Gelflings poderia ser uma fonte de energia alternativa para recarregar o Cristal e assim energizar suas forças novamente. Eles estavam dispostos a extrair a essência de todos os Gelflings, um por um se fosse preciso para sobreviverem. 

Agora que o Rian descobriu a verdade sobre os Senhores do Cristal cabe a ele levar a verdade a todos os clãs de Gelflings, para que juntos possam combater a escuridão que está prestes a acabar com o planeta. “Os Gelflings não sabem sobre os crimes dos Skeksis. A verdade deve vir à tona. As chamas da Rebelião devem ser acesas.”


Rian não será o único Gelfling com a missão de salvar Thra. No subsolo onde vive os Grottans temos Deet, uma Gelfling que se preocupa com todas as criaturas de Thra. Após sofrer um acidente com uma criatura do subsolo Deet (Nathalie Emmanuel -Michelle Giudice) visita a Árvore Santuário que concede a ela o poder de ver todo o mal que está a percorrer por Thra, fazendo assim com que ela embarque numa jornada para alertar outros clãs sobre o que está acontecendo. 

A Princesa Brea (Anya Taylor-Joy - Samira Fernandes), (filha da Grã Modra de Ha’rar que governa todos os clãs)  decepcionada com uma injustiça que acontece com um casal de Gelflings do reino decide pesquisar mais sobre Thra e nessa jornada acaba conhecendo Rian e Deet, e juntos esses três jovens vão precisar de muita coragem e recrutar forças para combater a escuridão que se aproxima. 


O Cristal Encantado: A Era da Resistência é uma história sobre um povo que precisou se unir e juntar todas as suas forças para combater governantes autoritários e lutar pelo direito de serem livres na terra que era deles por direito. E é engraçado pensar em como uma série de fantasia tem muito a ver com os dias atuais em que vivemos no mundo real. Gosto de pensar que produções como essa nos instiga a refletir sobre a vida real. No primeiro episódio, por exemplo,  o Imperador enfatiza que ele não vai perder o império que construiu, mas a verdade é que tudo que ele possui não é dele de verdade, nem sua própria vida. Tudo foi tomado de um povo inocente que acreditou em suas mentiras por milhares de anos. 
Quando eu vi o trailer dessa série lá em 2019 eu jurava que era uma produção em stop motion, mas depois de assistir o documentário descobri que na verdade os bonecos são animatrônicos, e que todo o universo de Thra é feito em tamanho real e não em maquetes como eu imaginava. Eu fiquei simplesmente chocada ao saber disso. No documentário eles também explicam que os animatrônicos são em tamanhos reais e são manipulados por atores. Gente é um universo que eu nem sabia que existia, mas fiquei muito encantada de conhecer. 

Eu estou completamente fascinada pela série e pelo universo dos Gelflings. A história, os protagonistas Brea, Deet e Rian, os figurinos, os cenários, todos os detalhes desenvolvidos para essa magia acontecer realmente me deixam encantada. Fico impressionada em como eles conseguem dar vida a esses bonecos, fazendo com que os movimentos pareça tão real, é com certeza um trabalho incrível de toda equipe envolvida e merece muito reconhecimento. 


Infelizmente a Netflix cancelou a série, mas acho que vale super a pena assistir essa temporada. 

Você também pode gostar

0 comentários